Outubro Rosa: Dicas de prevenção e locais que oferecem mamografias gratuitas (SP)

Todo ano é realizado mundialmente a campanha Outubro Rosa, dedicada a prevenção contra o câncer de mama. No Brasil e no mundo é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma. No Brasil, são registrados 50 mil casos novos todos os anos, por isso os exames preventivos são muito importantes.

Existem diversos tipos de câncer de mama, alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A doença é grave, mas pode ser curada. Quanto mais cedo for detectado, mais fácil será curar. Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano, é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

COMO PREVENIR

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

->Praticar atividade física regularmente;

->Alimentar-se de forma saudável;

->Manter o peso corporal adequado;

->Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

->Amamentar

SINAIS E SINTOMAS

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

-Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

-Alterações no bico do peito (mamilo);

-Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

-Saída espontânea de líquido dos mamilos

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Exames de mamografia gratuitos em São Paulo

Meninas de Peito

Três instituições se juntaram para desenvolver o projeto “O Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol!”, com objetivo de promover diversas ações de prevenção e conscientização para mobilizar a comunidade do futebol sobre a importância da mamografia anual, que aumenta a chance de detecção precoce do câncer de mama. Este simples ato pode salvar vidas, Marque Esse Gol, de salvar vidas, ao se fazer a mamografia anualmente.

AGENDE SEU EXAME: http://www.marqueessegol.com.br/index.html

Giro Pela Vida

O Instituto Avon promove no Parque Ibirapuera até o dia 12 de outubro, das 10h às 21h, o evento gratuito Giro pela Vida.  Mulheres com idade entre 40 e 69 anos que quiserem aproveitar a ida ao Ibirapuera para cuidar da saúde, poderão fazer mamografia gratuitamente, das 8h às 18h. Para realizar o exame, é necessário levar RG, CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.

SERVIÇO

Evento: Giro Pela Vida

Local: Parque Ibirapuera. (Entrada mais próxima pelo portão 10 à pé ou pelo portão 3 de carro).

Data: 6 a 12 de Outubro

Horário: das 10h às 22h

Roda-Gigante

Horário: das 10h às 21h

Crianças acima de 12 anos e maiores de 1.10 m rodam sozinhas nas gôndolas abertas.

Crianças abaixo de 12 anos ou menores de 1 10m precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsável legal e só podem rodar nas gôndolas fechadas.

Deixe uma resposta