Dicas para apreciar bons vinhos

Você gosta de beber vinho? Algumas vezes você gostaria de acompanhar seus amigos na hora de apreciar vinhos, mas não se identifica com a bebida, com os aromas e desiste? Vamos te dar 5 dicas e te mostrar que todas as pessoas podem beber vinho com prazer, só é preciso descomplicar e tornar esse momento prazeroso. Não é preciso ser especialista para apreciar um bom vinho, basta estar disposto a conhecer novas sensações e simplesmente desfrutar a bebida.

Confira cinco dicas para começar no mundo dos apreciadores de vinho:

1 – Comece a beber – Comece a se aventurar e provar, para aprender a degustar é preciso ter experiências. Segundo a Revista Donna, em entrevista com Juliano Maroso, da Enoteca Vinum, quem não gosta de vinho é porque não experimentou o suficiente. O dia em que você encontrar a bebida da sua preferência, será capturada.

2 – Escolha a bebida certa – Pessoas que não têm o hábito de beber devem começar apreciando vinhos adocicados ou meio doces. Eles são mais palatáveis, agradáveis na boca, ideais para começar. Para deixar a bebida mais suave, até vale colocar um pouquinho de água no vinho. O importante é experimentar!

3 – Experimente novos sabores – No começo, você experimentou vinhos mais adocicados e até recorreu à mistura de gelo ou água para suavizar. Agora, com o tempo, seu paladar vai evoluindo. Sem medo, experimente um vinho branco seco e um vinho tinto jovem e frutado. Aventure-se com um vinho branco seco e um rosé, que são consumidos gelados. Quando estiver com o paladar mais exigente, não tenha medo dos tintos.

4 – Busque as uvas da sua preferência – O sabor e o aroma de um vinho podem mudar radicalmente, dependendo da uva. Para quem está começando a apreciar a bebida, a dica é que o vinho seja a base de uvas mais leves, aromáticas e com pouca complexidade. Também é indicado experimentar os vinhos licorosos, como o Vinho do Porto ou aqueles preparados com uvas de colheita tardia. Para os brancos, escolha os jovens e sem passagem em carvalho, de preferência feitos com uvas como gewürztraminer, riesling ou sauvignon blanc. Já os tintos secos mais leves, como os pinot noir, gammay e merlot, também podem agradar os futuros amantes de vinho.

5 – Beba moderadamente – Lembre-se de nunca ultrapassar o seu limite. Caso beba demais, ficará enjoado e pode passar mal. Além disso, se ficar de ressaca, pode desenvolver uma antipatia inconsciente pelo vinho, o que pode prejudicar seu aprendizado, pois em cada nova tentativa seu cérebro vai se recordar daquela má experiência.

BOA SURPRESA

Temos uma Boa Surpresa especial para quem ama clássicos. O Conjunto Wine Stoppers, altamente selecionado – com quatro rolhas personalizadas. Peças inspiradas nas manoplas de câmbios de 5 marchas, de carros clássicos da Mercedes-Benz. O melhor de tudo é que pode ser seu. Conquiste em nosso Leilão. Acesse nosso site (www.bpfidelidade.com.br) e participe do Leilão.

Aproveite para usar a palavra-chave: WINE300 e ganhar 300 pontos ao se cadastrar!

Fonte: Revista Donna

Deixe uma resposta