Atividades de Aventura: Rapel

Já pensou em viver uma experiência incrível e cheia de aventura? Pratique Rapel. O esporte de aventura com certeza fará você viver um momento inesquecível.

O Rapel foi criado a partir das técnicas do alpinismo e é uma técnica vertical praticada com uso de cordas. Deve ser praticado com equipamentos adequados, para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.

Por ser um esporte de aventura, os praticantes devem ser acompanhados de instrutores qualificados, garantindo assim a segurança dos mesmos.

Uma curiosidade do Rapel é que seu nome vem da palavra em francês quer dizer “chamar” ou “recuperar” e foi utilizado para batizar a técnica pelo seu criador Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879.

Equipamentos necessários:

Entre os equipamentos individuais básicos estão a cadeirinha, mosquetão, freio oito e capacete.

Os equipamentos são colocados pelo instrutor no corpo do praticante com conforto na altura da cintura e depois de conectado à corda e travado, permite ao praticante uma descida com velocidade controlada, sem esforço maior, utilizando o atrito entre o freio oito (um tipo de descensor) e a corda controlando com uma das mãos a passagem da corda pelo sistema.

Descida de Rapel

O rapel não requer força, apenas um pouco de coragem e técnica. As descidas são monitoradas por instrutor no lançamento, e por outro embaixo durante a descida cuidando da segurança. Ele segura a ponta da corda esticando-a, caso necessário e provocando atrito no sistema, colaborando com o praticante em caso de alguma dificuldade.

Viva essa aventura!

Já pensou você e mais um amigo praticarem Rapel? Nós temos uma Boa Surpresa para você! Participe do nosso Leilão no BPFidelidade e use seus pontos para conquistar a experiência de Rapel para duas pessoas. Cadastre-se no site agora e veja os detalhes (aqui).

Deixe uma resposta