11 Museus brasileiros que você precisa conhecer

O Brasil é muito rico culturalmente. E você conhece os museus brasileiros? Se não conhece, programe-se, pois, nosso país tem muita arte, arquitetura e museus deslumbrantes. Você sabia que um dos museus mais bonitos do mundo fico no Brasil? Aqui, também fica o 2° melhor museu da América Latina e o maior. Tem museu de moda, cerâmica, ao ar livre – tem para todos os gostos.

Aproveite para conhecer um pouco sobre alguns museus brasileiros e programe-se para visitar o que mais gostou. Vale muito a pena! Confira nossas dicas:

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA, Salvador (BA)

O Museu de Arte Moderna da Bahia é um dos principais cartões postais da cidade de Salvador. Localizado no Solar do Unhão, é uma construção antiga que já foi quartel naval, engenho, depósito de combustíveis e até casa de desembargador. O local foi restaurado pela arquiteta Lina Bo Bardi no início da década de 1960. Seu acervo conta com nomes como Calasans Neto, Chico Liberato, Di Cavalcanti, Genaro de Carvalho, Jenner Augusto, Rubem Valentim e Sante Scaldaferri. O MAM-BA possui um público de mais de 200 mil pessoas por ano, que podem visitar suas salas expositivas, além do Parque das Esculturas, uma galeria ao ar livre, da Sala Rubem Valentim, dedicada às obras do artista baiano, e do Cinema do MAM, utilizado para a realização de palestras, workshops e atividades educativas.

Saiba mais: http://mambahia.com/

CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR, Fortaleza (CE)

O Instituto Dragão do Mar, foi a primeira Organização Social criada no Brasil na área da Cultura. São 14,5 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo. O Dragão do Mar tem a maior parte de sua programação com acesso gratuito ou com preços simbólicos, com o objetivo de formar plateia nas diversas linguagens artísticas. É um espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura. A arquitetura do Centro Dragão do Mar se caracteriza por linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Construído em uma antiga área portuária, o Centro Dragão do Mar possui em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros.

Saiba mais: http://www.dragaodomar.org.br/

OFICINA FRANCISCO BRENNAND, Recife (PE)

Um lugar surreal do ceramista Francisco Brennand, depois de 26 anos abandonado ele transformou um local que já foi engenho colonial e uma olaria em um ateliê e museu. Na área de 15 mil m², com jardins e galpões é possível encontrar pinturas, painéis de azulejos e esculturas cerâmicas de forte carga sexual e mística. Os jardins do local foram projetados por Burle Marx.

Saiba mais: http://www.brennand.com.br/

INSTITUTO RICARDO BRENNAND, Recife (PE)

O Museu de Armas Castelo São João foi criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que há mais de cinqüenta anos vem adquirindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África. O lugar estilo medieval abriga grandes obras de arte, reunidas em coleções de Pintura, brasileira e estrangeira, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário. Em 2014 o museu foi eleito no ranking Travelers’ Choice Museums, do site TripAdvisor, como o 17º melhor do mundo (e o melhor da América Latina), à frente do Louvre, de Paris.

Saiba mais: http://www.institutoricardobrennand.org.br/

INSTITUTO INHOTIM, Brumadinho (MG)

O Instituto Inhotim começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Segundo o site TripAdvisor, Inhotim está em segundo lugar no ranking de melhores museus da América Latina.

Saiba mais: http://www.inhotim.org.br/

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE, Belo Horizonte (MG)

Conhecido como MUSEU DE EXPERIÊNCIA,  o Memorial Minas Gerais Vale  traz a alma e as tradições mineiras contadas de forma  original e interativa. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Aberto em 2010, o prédio que abriga o Memorial Vale era a sede da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais. A edificação histórica datada de 1897 é o local onde foi lançada a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte. A construção é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG.

Saiba mais: http://www.memorialvale.com.br/

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, Rio de Janeiro (RJ)

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), é o primeiro museu de artes do País e um dos mais renomados da América Latina. No acervo é possível encontrar uma das maiores coleções de obras de arte brasileira do séc. 19, além de desenhos, gravuras, pinturas e esculturas. A coleção de pintura brasileira é composta por mais de 3.000 obras e expressa grande parte da produção pictórica nacional, com início na segunda metade do século XVII até a contemporaneidade.

Saiba mais: http://mnba.gov.br/portal/

MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR), Rio de Janeiro (RJ)

O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história do Rio de Janeiro, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O MAR está instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário.

Saiba mais: http://www.museudeartedorio.org.br

PINACOTECA DO ESTADO, São Paulo (SP)

A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990. A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano.

Saiba mais: http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/

MUSEU OSCAR NIEMEYER, Curitiba (PR)

Conhecido como o “Museu do Olho”, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. A cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes. Em 2012 o espaço foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire.

Saiba mais: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/home

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO, Porto Alegre (RS)

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira no século XX, procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea. O acervo do local conta com mais da metade de toda a produção deixada pelo artista – um total de cerca de 7 mil obras. Ele está dividido em Artístico e Documental: a primeira parte conta com mais de 5 mil obras entre desenhos, guaches, gravuras e pinturas, enquanto a segunda abriga mais de 20 mil catálogos, recortes de jornais e revistas, fotografias, correspondências, cadernos de notas e matrizes.

Saiba mais: http://www.iberecamargo.org.br/site/default.aspx

Fontes: Time Out e site dos respectivos museus

Deixe uma resposta