10 dicas para ter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é essencial na vida de todas as pessoas, além de fazer bem para a saúde e proporcionar bem-estar, uma boa alimentação também assegura o crescimento e o desenvolvimento fisiológico.

É extremamente importante a escolha dos alimentos, além das quantias certas nas diferentes fases da vida. Uma alimentação adequada reduz risco de desenvolvimento de doenças, protege contra infecções e os nutrientes reforçam a defesa do organismo.

E para você ter qualidade de vida e manter uma boa alimentação, confira nossas dicas:

1 – Coma de três em três horas
O ideal é realizar de cinco a seis refeições por dia: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Que devem ter intervalo entre si de três horas, assim haverá poucos períodos de jejum. Prefira opções saudáveis de lanche, como frutas secas, damasco, banana, uva, maçã e abacaxi e as oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoa e avelã.

2- Aprecie frutas, verduras e legumes
Devemos comer diariamente frutas, verduras e legumes, eles são fontes de vitaminas e minerais. Opte por opções orgânicas, pois possuem maior teor nutritivo.

3 – Inclua cereais integrais
Há muitos produtos consumidos diariamente que podem ser substituídos pelas versões integrais, como arroz, pão e macarrão integrais. Ótimas opções também são os cereais como, aveia, quinua, amaranto, centeio e cevada. Eles são ricos em fibras e causam saciedade, além de regularizar o trânsito intestinal e auxiliar no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos.

4 – Fuja das frituras
Evite frituras em geral, prefira opções grelhadas, cozidas e assadas, elas possuem menos óleo e calorias.

5 – Prefira o sistema “a vapor”
Para preservar melhor os nutrientes dos legumes e evitar a adição de gordura, prepare seu alimento no método “a vapor”.

6 – Diminua o consumo de alimentos embutidos
Os produtos industrializados possuem muito sódio, açúcar refinado e gordura trans. E consumidos em excesso causam prejuízos à saúde.

7 – Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes
Prefira beber um suco de frutas natural, ou opte pelos sucos orgânicos ou chás gelados. Essas opções são mais benéficas para a saúde.

8 – Cuidado com a adição de sal
Para realçar o sabor dos alimentos, prefira usar ervas aromáticas, como alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho.

9 – Evite o consumo exagerado de açúcar
Prefira opções orgânicas ou use adoçantes naturais, pois têm baixo índice glicêmico, assim é absorvido lentamente pelo organismo.

10 – Faça refeições em lugares calmos
Lembre-se de mastigar bem o alimento, assim o centro da saciedade é estimulado, trazendo mais satisfação com menores quantidades de comida.

Boas Surpresas

E para você que tem a vida corrida, o BPF preparou uma boa surpresa: participe do leilão da Pronto Light e arremate uma dieta saudável e prática.

Participe do Leilão no dia 13/8 até as 17h e leve para casa o Combo Frango com Batata Doce. Acesse o site agora, clique aqui!

Deixe uma resposta